Especialidades
PATOLOGIA ASTIGMATISMO
O QUE É?

É uma alteração visual, causada pelo formato irregular da córnea ou do cristalino formando uma imagem em vários focos que se encontram em eixos diferenciados; o que faz com que as imagens fiquem borradas, pouco nítidas, incomodando o paciente ainda mais em ambientes com luzes fortes ou brilhos.

COMO UMA PESSOA COM ASTIGMATISMO ENXERGA?

Uma córnea normal é arredondada e lisa. Nos casos de astigmatismo, a curvatura da córnea é mais ovalada, como uma bola de futebol americano. Este desajuste faz com que a luz se refrate por vários pontos da retina em vez de se focar em apenas um. Para as pessoas que sofrem de astigmatismo, todos os objetos – tanto próximos como distantes – ficam distorcidos.

As imagens ficam embaçadas porque alguns dos raios de luz são focalizados e outros não. A sensação é parecida com a distorção produzida por um pedaço de vidro ondulado.

CAUSAS

O astigmatismo é uma condição muito comum. Na maioria dos casos, as pessoas já nascem com as alterações na curvatura da córnea que provocam o astigmatismo, e a probabilidade disso ocorrer tem a ver com a história familiar.

Além da história familiar, outros fatores de risco para o desenvolvimento do astigmatismo são:

  • Coçar os olhos com frequência;
  • Traumatismo ocular.
  • Ceratocone (doença não-inflamatória do olho que provoca alterações estruturais na córnea).

TRATAMENTO

Assim como a Miopia, é possível corrigir o astigmatismo através de óculos, lentes de contato e até cirurgia.

Acessibilidade

Alto - contraste

Tamanho da fonte