Resultado de exames: Entrar

Tire suas dúvidas sobre Olho Seco

27/11/07

O QUE É OLHO SECO ?

O olho seco surge quando há uma diminuição na produção de lágrimas pelo olho, ou quando a qualidade da lágrima produzida não é adequada. Isso leva a maior exposição ocular e, consequentemente, a diversos sintomas.

MAS DOUTORA, EU CHORO MUITO, COMO POSSO TER OLHO SECO ?

Não só a diminuição na quantidade de lágrima, mas principalmente a alteração na qualidade dessa lágrima podem gerar a doença do olho seco.

Toda vez que piscamos, uma pequena quantidade de lágrima recobre a nossa superfície ocular nutrindo-a, protegendo-a e tornando-a regular, fazendo assim com que a visão seja clara e sem distorções.

É importante lembrarmos que a lágrima é composta por três camadas distintas, cada uma delas desempenha uma função específica:a camada mais externa, ou lipídica, previne a evaporação. A camada do meio chamada de aquosa, é responsavél pela nutricação da córnea e a camada de mucina que umifica o epitélio corneano.

É necessário que todas elas estejam presentes e homogêneas para que o olho permaneça saudável.

E QUAIS AS CAUSAS DO OLHO SECO ?

Algumas doenças sistêmicas podem causar olho seco, como a Síndrome de Sjogren, a Artrite reumatóide, o Lupus, algumas alergias, a sarcoidose etc.Doenças da glândula produtora das lágrimas, assim como distúrbios no piscar também podem levar a essa patologia.

Alguns medicamentos, como antidepressivos, hipotensores, diuréticos, anticoncepcionais, anti-histamínicos, descongestionantes, entre outros também podem diminuir a capacidade do organismo de produzir lágrimas.

O uso inadequado das lentes de contato e a má qualidade de algumas delas também podem provocar o olho seco.

A cirurgia refrativa, especialmente o LASIK, pode levar a um estado temporário de olho seco, devido a uma pequena alteração nos nervos da córnea durante a realização dela.
Atualmente, as mudanças ambientais e o estilo de vida, têm sido fatores muito importantes no aumento da incidência dessa doença. A poluição ambiental, assim como, a exposição a ventos, calor excessivo, clima seco, além do uso excessivo de computadores, o que tende a reduzir o número de vezes que piscamos ( que deve ser de 15 a 20 vezes por minuto), e ambientes com ar condicionados podem aumentar a evaporação da lágrima e causar o olho seco.

Além de todos os fatores mencionados lembramos que nas mulheres após os 45 anos há uma tendência a alterações do filme lacrimal, em geral associada à fase na qual tem início a redução dos hormônios femininos, causando ardor, sensação de olho seco, desconforto ocular inespecífico, olhos vermelhos e até mesmo a sensação de corpo estranho ao piscar.

O QUE EU POSSO SENTIR ?

A doença do olho seco apresenta múltiplos sintomas sendo alguns inespecíficos tais como vermelhidão, ardência, queimação, sensação de corpo estranho (areia nos olhos), coceira, ressecamento, ou ainda, “lágrima grossa”.

E COMO EU SEI SE EU TENHO ESSA DOENÇA ?

O diagnóstico é feito através do exame oftalmológico e de alguns testes realizados em consultório como o BUT (Tempo de rotura do filme lacrimal), o teste de Schirmer e o teste de rosa bengala.

COMO É O TRATAMENTO DO OLHO SECO?

O tratamento inicial é feito com alguns cuidados gerais com o ambiente, como uso de umidificadores, óculos mais fechados ou com proteção lateral, diminuição à exposição a poluentes, protetores de tela nos computadores e a lembrança de sempre piscar os olhos. Damos ênfase especial ao aumento sistemático do número de piscadas a cada minuto, que como foi mencionado deve estar entre 15 e 20 vezes a cada minuto.

Associado a esses, o uso de gotas lubrificantes contribuem para a melhora do conforto ocular e proporcionam o controle da maioria dos casos de olho seco.

Os casos mais severos ou os mais resistentes devem ser tratados cirurgicamente, através da oclusão de pontos lacrimais com os implantes de plugs de silicone ou cauterização, ou mesmo a diminuição do tamanho da abertura ocular com a tarsorrafia.

Todos esses tratamentos melhoram muito os sintomas e levam a um controle adequado da doença do olho seco .

MAIS Doenças Oculares


TWITTER
@OLHOSFREITAS

Unidade Mundo Plaza Av. Tancredo Neves, 620 - Mundo Plaza - 32º andar - Caminho das Árvores - Salvador

71 3330-6100

Marque sua consulta