Resultado de exames: Entrar

Especialista dá dicas para cuidar dos olhos durante o Carnaval

19/02/20

Foto: Divulgação

Em vários blocos de rua a folia acontece durante horários com alta incidência de raios ultravioleta. Em função disso, a oftalmologista Tânia Ramos, do Instituto de Olhos Freitas, alerta que, além do protetor no rosto e no corpo, é fundamental utilizar óculos escuros (de boa qualidade e com garantia que apresentam proteção contra os raios ultravioleta) e bonés ou chapéus para resguardar os olhos dos raios solares, capazes de causar queimaduras iguais às observadas na pele. “Mesmo nos dias nublados, os raios UVA e UVB podem causar problemas à visão”, reforça Tânia Ramos.

Em época de carnaval, os óculos de sol também ganham outra função: proteger os olhos de confetes, serpentinas, espumas e sprays, que possuem substâncias químicas capazes de causar vermelhidão e até dor intensa. “Em contato com esses produtos, lave os olhos imediatamente, com água corrente ou soro fisiológico fechado, e não esfregue a região. Se isso não aliviar os sintomas, procure um atendimento médico o mais rápido possível”, orienta a médica Tânia Ramos.

Produção à parte, no meio da aglomeração, a preocupação deve ser com duas possibilidades: conjuntivites e traumas. Nas estações mais quentes do ano, o risco de conjuntivite infecciosa (viral ou bacteriana) é maior – e é potencializado com a concentração de muitas pessoas no mesmo local, como em bloquinhos de carnaval, trios elétricos e festas. Nessas ocasiões, para impedir possíveis contágios, não coce os olhos nem compartilhe acessórios como óculos e máscaras. Além disso, cuidado com o trauma direto. Evite o empurra-empurra e os espaços mais lotados.

Por último, mas não menos importante, não deixe o cansaço lhe abater! É comum se esquecer de tirar as lentes de contato antes de dormir ou deixar de lado os cuidados básicos com a higiene nessa época do ano. “O ritual diário de limpeza das lentes de contato precisa ser mantido, colocando-as em local e solução adequados. Lave as mãos antes de manuseá-las e evite o contato com a água do mar e da piscina”, explica a especialista Tânia Ramos. Para quem já sabe que vai perder pontos nesse quesito, a dica é optar por lentes de descarte diário.

Da mesma forma, a oftalmologista reforça que a limpeza com produtos específicos para remover maquiagem é necessária para retirar qualquer resquício de produto e evitar irritações. Portanto, nada de dormir antes de lavar bem o rosto. E mantenha o pique durante todo o carnaval!

MAIS Notícias


TWITTER
@OLHOSFREITAS

Unidade Mundo Plaza Av. Tancredo Neves, 620 - Mundo Plaza - 32º andar - Caminho das Árvores - Salvador

71 3330-6100

Marque sua consulta