Resultado de exames: Entrar

Catarata Pediátrica

27/07/17

A catarata infantil é uma opacidade do cristalino que pode ocorrer em todas as idades, podendo ser congênita, do desenvolvimento ou secundária a doenças sistêmicas, medicamentos ou trauma.

Não é frequente como a catarata do adulto, mas precisa ser identificada e tratada o quanto antes, pois é uma das principais causas de cegueira tratável em crianças.

O tratamento e o prognóstico visual depende de diversos fatores, como da morfologia, da densidade e da localização da catarata, fatores particulares da criança, como a idade, lateralidade da catarata, estrabismo associado e acuidade visual inicial, além da presença de outras alterações oculares associadas à catarata.

O tratamento pode ser clínico ou cirúrgico. As técnicas cirúrgicas estão evoluindo e se tornando cada vez menos invasivas, sendo ainda mais delicada que a técnica cirúrgica da catarata do adulto. Por ser esperado que crianças tenham mais processos inflamatórios que adultos no pós-operatório de cirurgia de catarata, a ocorrência de opacidade de cápsula posterior e de glaucoma são mais frequentes.

Para prevenir a opacidade de cápsula posterior, as técnicas mais modernas associam no mesmo ato cirúrgico da extração da catarata, a vitrectomia via posterior com a capsulotomia posterior.

O implante da lente intraocular primário irá depender da idade da criança e de algumas particularidades do tamanho do olho. O cálculo desta lente intraocular também difere do adulto, pois há necessidade de calcular a biometria pensando no crescimento do globo ocular que ocorrerá com o desenvolvimento da criança. O tratamento pós-operatório destas crianças necessita muito da atenção e motivação dos pais em parceria com a equipe de oftalmologia.

Juntos, nosso objetivo será desenvolver a visão das crianças o máximo possível. Para isso será necessário acompanhamento frequente, principalmente para monitorar complicações e o desenvolvimento da visão. O uso de da lente de contato ou do óculos associado ou não ao oclusor deverá ser nosso aliado na luta contra a ambliopia.

 

Titulo: Catarata – Hospital Humberto Castro de Lima, Salvador

Catarata Pediátrica – Hospital San Joan de Déu, Barcelona

Mestrado – Instituto Oftalmológico Barraquer, Barcelona

Doutorado – Universidade São Paulo, USP, São Paulo

 

Camila Ribeiro Koch, MD Ms
Cataract – Pediatric and Adults

MAIS Notícias


TWITTER
@OLHOSFREITAS

Unidade Mundo Plaza Av. Tancredo Neves, 620 - Mundo Plaza - 32º andar - Caminho das Árvores - Salvador

71 3330-6100

Marque sua consulta